ASSINE
search button

Grécia poderá responder exigências dos credores até domingo, diz Tsipras

Para ele, Grécia "foi um laboratório de testes da austeridade que fracassou"

Compartilhar

A Zona do Euro, um dos principais credores da Grécia, recebeu um pedido para um novo programa de ajuda da parte do governo grego, informou porta-voz do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES).

A demanda era esperada depois da reunião de cúpula extraordinária da Zona do Euro de terça-feira (7/7) em Bruxelas, na qual os líderes do bloco estabeleceram prazo até domingo para decidir se aceitam conceder uma nova ajuda financeira, sem a qual a Grécia corre o risco de ter que abandonar a união monetária.

Em um discurso na Eurocâmara, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras afirmou que a Grécia "foi um laboratório de testes da austeridade que fracassou". Tsipras destacou que os novos planos, que ainda não foram formalizados, têm como objetivo financiar as obrigações e reestruturar a dívida grega, sem ser uma carga extra para os contribuintes europeus.

Tsipras expressou confiança nesta quarta-feira (8/7) que seu governo conseguirá responder às exigências dos credores antes do fim de semana, data limite imposta pelos credores da zona do euro para alcançar um acordo sobre uma ajuda financeira a Atenas.

"Não deixemos que a Europa se divida", afirmou Tsipras em um discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo (leste da França).

O primeiro-ministro destacou que o país conseguirá responder às exigências da situação "pelo bem da Grécia, da zona do euro e do interesse econômico e geopolítico da Europa".

O comissário Europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, afirmou que é possível e necessário um acordo com a Grécia, mas destacou que depende da capacidade de Atenas de apresentar propostas de reformas confiáveis aos sócios da zona do euro.

"Até domingo é necessário encontrar uma solução, acredito que é possível. Sim, um acordo é possível, sim, é necessário", declarou ao canal France 2.

"A bola está claramente no campo das autoridades gregas", completou.

Grécia tem prazo até domingo

Christian Noyer, integrante do conselho diretor do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco Central da França disse nesta quarta-feira (8/7), que o BCE não pode estender sua linha de crédito para os bancos da Grécia por muito mais tempo sem um acordo de resgate entre Atenas e seus credores internacionais.

"O Banco Central Europeu não pode continuar tomando riscos indefinidamente para apoiar os bancos gregos", disse Noyer, em entrevista a uma rádio francesa.

Noyer ressaltou que domingo é o prazo final para Atenas chegar a um acordo de financiamento. Se não houver um entendimento até lá, o risco será de caos na Grécia e a economia do país poderá sofrer um colapso, previu.

Após nova reunião, UE já fala em 'falência' da Grécia