ASSINE
search button

“Sim” lidera pesquisa sobre o referendo da Grécia

Sondagem revela que 44,8% são favoráveis ao “Sim” contra 43,4%. Os indecisos somam 11%

Compartilhar

Pela primeira vez, o "Sim" no referendo da Grécia, que representa a aceitação das reformas propostas pelos credores, supera por pouco o "Não", apoiado pelo governo. De acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (3/7) pelo jornal Ethnos, 44,8% são favoráveis ao “Sim” contra 43,4%. Os indecisos somam 11%. A margem de erro de mais ou menos 3,1%.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Alco entre 30 de junho e 1º de julho, depois do fechamento dos bancos, do controle de capitais na Grécia e da convocação do referendo e  entrevistou 1.000 adultos com mais de 18 anos.

O levantamento mostra que 74% dos gregos querem permanecer na zona do euro, enquanto 15% desejam sair do bloco e 11% não têm opinião formada a respeito.

A pesquisa mostra também um empate: 43% dos entrevistados consideram que o referendo está relacionado apenas às condições impostas pelo resgate financeiro, como afirma o governo, mas outros 43% acreditam que a votação pode ser interpretada como uma consulta sobre a permanência do país no euro. Outros 14% estão indecisos sobre este ponto.

Questionados sobre o referendo em si, 46% consideram que é uma solução ruim e 44% pensam que é positiva, com 10% de pessoas que não sabem ou não manifestaram opinião.

A polícia da Grécia reprimiu manifestantes contra o “não” no referendo, que será realizado domingo (5/7) na Grécia. O protesto foi realizado em frente à representação da União Europeia, em Atenas.

O primeiro- ministro Alexis Tsipras voltou a pedir que a população voto no “não”, com forma de fortalecer o país nas negociações com os credores.