ASSINE
search button

El País: Tsipras aceita praticamente todas as condições do Eurogrupo

Primeiro-ministro grego envia carta às instituições na qual aceita proposta, com poucas mudanças

Compartilhar

Nova reviravolta desesperada sobre a crise grega. Primeiro-Ministro Alexis Tsipras enviou outra carta para as instituições europeias, em que aceita praticamente todas as condições da oferta rejeitada na semana passada antes da convocação do referendo, de acordo com o jornal El País. O texto, revelado pelo jornal Financial Times, disse que a Grécia "está pronta para aceitar" as condições da oferta europeia, com algumas alterações. Tsipras espera alcançar a segunda prorrogação, que expirou nesta terça-feira (30) do resgate e a elaboração de um terceiro, rejeitado pelos ministros da zona do euro.

O Eurogrupo analisará o novo pedido de ajuda financeira de Atenas, depois que a Grécia entrou em default, ainda nesta quarta-feira (1º/7), no início da tarde (horário de Brasília).

Uma reunião por teleconferência dos ministros das Finanças da Zona do Euro para discutir a crise na Grécia, prevista para esta manhã foi retardada para as 17h30 (12h30 de Brasília), anunciou o porta-voz do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"A pedido de vários ministros, a teleconferência do Eurogrupo de hoje (1º/7) começará às 17h30", anunciou no Twitter o porta-voz do Eurogrupo, Michel Reijns.

A manchete do jornal espanhol El País desta quarta-feira, (1º /7) é sobre a reunião do Eurogrupo para tratar da situação da Grécia. Segundo o jornal, na crônica de uma falência anunciada, Grécia chocou a Europa nesta terça-feira (30) com um movimento inesperado. Primeiro-Ministro Alexis Tsipras pediu, em desespero, pediu um terceiro plano de resgate, enquanto se chega a um acordo, para alívio da dívida. O Eurogrupo não aceitou a proposta da Grécia.  Parceiros da zona do euro não vêem possibilidade de prorrogação do prazo de pagamento e querem aguardar o resultado do referendo no domingo (5/7) para começar a discutir nova ajuda. Atenas prometeu enviar uma nova proposta, que o Eurogrupo vai examinar novamente nesta quarta-feira (1/7) à tarde (horário de Bruxelas). A Grécia consegue assim deter o relógio pelo menos por algumas horas, mas está enfrentando uma situação explosiva.

Grécia: "Calote é a pior das alternativas", diz economista; entenda situação do país

Ministro diz que Grécia não vai pagar FMI nesta terça