ASSINE
search button

CVM alerta investidores sobre companhias que sonegam informações devidas

Compartilhar

A Superintendência de Relações com Empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou hoje (1º) a relação de nove companhias abertas que estão inadimplentes em, no mínimo, três meses, no envio de informações periódicas à autarquia, vinculada ao Ministério da Fazenda. Criada em 1976, a CVM tem a missão de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.

Segundo o superintendente de Relações com Empresas da CVM, Fernando Soares Vieira, o comunicado tem o objetivo de “alertar aos investidores e ao público em geral, que considerem essa informação nas suas relações com as citadas companhias abertas, ou nas suas decisões de investimento”.

Entre as nove companhias relacionadas, estão a construtora Mendes Júnior Engenharia, do Grupo Mendes Júnior, envolvido na Operação Lava Jato, da Polícia Federal; e a Refinaria de Manguinhos, cujos gestores foram denunciados por sonegação, no início do mês passado, pela Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ).

Entre os relatórios não enviados à CVM estão os formulários de Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP), de Informações Trimestrais (ITR) e de Referência (FRE). As demais companhias abertas em atraso quanto ao envio dos documentos à autarquia fiscalizadora do mercado de capitais são a Cerâmica Chiarelli, atualmente em recuperação judicial; Construtora Sultepa; DHB Indústria e Comércio; DUXXI Imobiliária; IGB Eletrônica; RJ Capital Partners; e SDV Administradora de Shopping Centers.