ASSINE
search button

Ministro afirma que Grécia não vai pagar FMI nesta terça-feira

Compartilhar

O ministro da Fazenda grego, Yanis Varoufakis, afirmou que a Grécia não vai pagar a parcela de € 1,6 bilhão devida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que vence nesta terça-feira (30). Contudo, o governo segue na expectativa de fechar um acordo com credores para um pacote de ajuda.

O programa atual de ajuda expira nesta terça-feira. Sem o apoio financeiro da Zona do Euro, o país não conseguirá pagar o FMI. 

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker (braço executivo da UE) fez uma oferta de última hora para a Grécia. A resposta teria de chegar a Atenas nesta terça-feira, a tempo de convocar uma reunião de emergência no Eurogrupo. O resgate da dívida grega expira a meia-noite, segundo o jornal espanhol El País. Juncker apela para o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, para fazer campanha para o “sim” a esta proposta no referendo marcado para 5 de julho (domingo).

A proposta mais recente inclui várias concessões, como o Imposto de Valor Agregado (IVA) de 13%, em vez de 23%, para os hotéis, como os gregos pediram, para não prejudicar seu setor do turismo.