ASSINE
search button

Eurogrupo nega pedido de socorro à Grécia; reunião continuará amanhã

Tsipras pediu extensão do prazo de pagamento da dívida, que se encerra hoje

Compartilhar

O Eurogrupo negou pedido de extensão da assistência à Grécia em reunião na tarde desta terça-feira (30). O encontro por teleconferência terminou sem um acordo e continuará nesta quarta-feira (1). O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, também havia pedido uma nova ajuda, no valor de 29 bilhões de euros ao Mecanismo Europeu de Estabilização (ESM, na sigla em inglês), a poucas horas do fim do prazo para pagamento de empréstimo feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Até a reunião de amanhã, o governo grego deverá apresentar novas propostas para serem debatidas pelo Eurogrupo. O ministro da Finanças da Eslováquia, Peter Kažimír, disse em seu Twitter que “a data limite para prolongar o programa era até este fim de semana. Devido aos procedimentos parlamentares, é impossível prolongá-lo para além de hoje”.

>> Ministro diz que Grécia não vai pagar FMI nesta terça

>> El Páis e Le Monde destacam crise na Grécia

>> Grécia converte o referendo em um plebiscito sobre o euro

>> Milhares de gregos foram às ruas defender o"não" no referendo

>> Eurogrupo fará teleconferência nesta tarde para debater exigências da Grécia

A reunião do Eurogrupo de hoje foi convocada após Tsipras ter solicitado um empréstimo de dois anos através do Mecanismo Europeu de Estabilidade. O primeiro-ministro grago enviou uma carta a Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, solicitando crédito para que Atenas possa pagar as dívidas internas e externas que vencem nos próximos anos. A proposta não foi rejeitada na reunião de hoje, mas será analisada pelo Eurogrupo. 

Também pelo Twitter, o ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, indicou que a proposta apresentada hoje por Tsipras continha outros dois pedidos, sendo que dois deles não são possíveis. 

Os responsáveis das Finanças da zona do euro – grupo de países que adotam a moeda única – debateram a crise grega durante várias horas. Hoje é o último dia do prazo dado ao governo grego pelos credores internacionais para pagar uma parte do que deve. Caso não pague, o país entrará em calote.