ASSINE
search button

Europeus negam pedido de estender prazo de pagamento para Grécia

Governo grego anunciou um referendo para a população decidir o futuro do país nas negociações

Compartilhar

Os países da zona do euro rejeitaram a proposta da Grécia de prorrogar a dívida que vence no próximo dia 30 para a realização de um referendo no país em 5 de julho. Os chefes de Estado e de Governo da zona do euro se reuniram neste sábado (27/6), em Bruxelas, na Bélgica, e negaram o pedido de Atenas feito pelo ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis.

Nesta sexta-feira (26/6), o governo grego anunciou um referendo surpresa para a população decidir o futuro do país nas negociações com seus credores. Os gregos deverão decidir em 5 de julho sobre a proposta apresentada pelos seus credores para liberar um pacote de ajuda de mais de 7 bilhões de euros.

O país precisa pagar 1,6 bilhão de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) até terça-feira que vem e o pacote de 7 bilhões seria usado para isso. De acordo com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, o governo de Atenas foi instado a aceitar medidas de austeridade "intoleráveis", motivo pelo qual ainda não houve um acordo entre os dois lados sobre a concessão do pacote.