ASSINE
search button

Tsipras anuncia referendo sobre resgate à Grécia

Compartilhar

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou em rede nacional de televisão que o país terá um referendo sobre a proposta apresentada pelos seus credores para liberar um pacote de ajuda de mais de 7 bilhões de euros.

Em seu pronunciamento, o premier disse que o governo foi obrigado a aceitar medidas de austeridade "intoleráveis", motivo pelo qual ainda não houve um acordo entre os dois lados. 

Atenas tenta obter até o fim de junho uma extensão do auxílio financeiro da União Europeia, dinheiro que seria usado para pagar uma parcela de 1,6 bilhão de euros do empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) ao país que vence no próximo dia 30.

Sem esse pacote, a Grécia não deve conseguir pagar a dívida. No entanto, para ter acesso aos recursos, a UE e o FMI exigem um amplo plano de reformas, incluindo aumento de impostos e revisão de aposentadorias.

Esses dois pontos estão entre os principais motivos de discórdia nas negociações, uma vez que o premier foi eleito com a promessa de acabar com a austeridade imposta por Bruxelas. Segundo Tsipras, o referendo será realizado no dia 5 de julho.