ASSINE
search button

Intenção de empreender aumenta 22% em dois anos, diz Data Popular

Mais de 38 milhões de brasileiros querem ser donos do próprio negócio

Compartilhar

Pesquisa do instituto Data Popular mostra que 38,5 milhões de brasileiros querem abrir o próprio negócio. Atualmente, 28% dos brasileiros querem empreender. Em 2013, eram 23%. O estudo aponta que o espírito empreendedor dos brasileiros cresceu 22% em dois anos. De acordo com Renato Meirelles, presidente do Data Popular, o achatamento dos salários seria o motivo. “Os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma iniciativa para garantir mais renda e um bom futuro para a família”, explica Meirelles.

Para boa parte dos brasileiros que querem empreender, a possibilidade de ganhar mais, crescer profissionalmente e de não ter chefe são os principais motivos que incentivam a abertura do próprio negócio. “É muito comum as pessoas empregarem parentes, amigos ou vizinhos e abrir o negócio no bairro onde mora, o que contribuiu para fortalecer a economia local”, garante o presidente do Data Popular.

Diferenças regionais

O levantamento aponta que 78% das pessoas que quererem empreender já estão tomando algumas iniciativas como forma de se preparar para abrir o próprio negócio – 38% estão pesquisando a área que deseja atuar, 28% estão guardando dinheiro para investir e 12% estão se aperfeiçoando com cursos e estudos. 

“Apesar do pessimismo com o atual cenário econômico, o brasileiro acredita que a sua vida vai melhorar e que isso depende do seu trabalho. Ele sabe se virar na adversidade e está chamando para si a responsabilidade sobre a própria vida”, destaca Meirelles.

No estudo, a região Norte é a que concentra o maior percentual de pessoas com vontade de empreender – 55%, seguida do Nordeste, com 33%, Sul, com 26%, Centro-Oeste, com 24% e Sudeste, com 24%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de abril a 9 maio, com duas mil pessoas, em 140 municípios do Brasil.

Perfil do futuro empreendedor

A pesquisa do Data Popular traça um perfil do futuro empreendedor brasileiro:

- 53% são homens e 47% são mulheres.

- 50% são da classe média, 28% da classe alta e 22% da classe baixa.

- 54% têm entre 18 e 35 anos, 19% têm entre 36 e 45 anos e 27% têm mais de 46 anos.

- 50% têm ensino fundamental, 37% têm ensino médio e 13% têm superior.