ASSINE
search button

BC dos EUA decide manter taxa de juros no país e dólar fecha em queda, cotado a R$ 3,05

Compartilhar

Como já havia sendo indicado pelos membros do Comitê de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), a taxa básica de juros no país norte-americano vai se manter entre 0% e 0,25%, mesmo nível desde o fim de 2008. A decisão foi tomada em reunião feita nesta quarta-feira (17) e a cotação da moeda americana frente ao real registrou queda, de 1,21%, cotada a R$ 3,0579 na venda. 

Dentre os 17 membros do Fomc, no entanto, 15 sinalizaram de que a taxa deve subir ainda neste ano. Em relatórios publicado anteriormente pelo Fed, o órgão presidido por Janet Yellen demonstrou que aguarda uma recuperação na economia para que a elevação seja feita, o que deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2015, acredita o banco. 

No comunicado divulgado ao fim da reunião, a instituição avaliou que a economia americana está crescendo moderadamente, após um inverno rigoroso que provocou índices fracos no início do ano. 

A publicação diz ainda: "O comitê espera que, com a acomodação apropriada, a atividade econômica vai se expandir de forma moderada, com os indicadores do mercado de trabalho continuando a se mover em direção a níveis que o comitê julga consistentes com suas obrigações". Os membros do Fed reduziram ainda as expectativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país pela segunda vez, com projeções de aumento entre 1,8% e 2%.