ASSINE
search button

Negociações entre UE e Grécia terminam sem acordo

Ministro não descarta saída do país da zona do euro

Compartilhar

As negociações entre a Grécia e seus credores europeus terminaram sem acordo neste domingo (14) e o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, não descarta a possibilidade de seu país deixar a União Europeia.

    "Eu excluo a possibilidade de saída da Grécia da UE como uma solução razoável. Mas, ninguém pode excluir isso totalmente como eu não posso impedir que um cometa colida com a Terra. Não sou profeta. O acordo pode sair em uma noite, mas [Angela] Merkel precisa estar lá", disse o grego ao jornal alemão "Bild".

    Nesta segunda-feira (15), o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou que a posição de sua nação é de que a "Grécia permaneça na zona do euro". Porém, o presidente do Banco Central, Jens Weidmann, não está tão otimista. "O tempo está acabando e está aumentando a possibilidade que não se chegue a um acordo", disse à "Bloomberg". Os gregos têm até o final de junho para tentar negociar um novo acordo sobre a dívida bilionária que tem com seus credores. O mês é o último da prorrogação de empréstimo feito pelo eurogrupo. Entre os principais pontos de desacordo entre ambos os lados, estão os cortes no número de funcionários públicos, o aumento de taxas e o congelamento por mais um ano do salário mínimo grego. (ANSA)