ASSINE
search button

Novas concessões devem encontrar mercado mais otimista, diz economista

Governo está mais preparado para formular projetos de infraestrutura

Compartilhar

O novo plano de concessões em infraestrutura do governo, que será lançado nesta terça-feira (8) para retomar o crescimento da economia, deve garantir investimentos entre R$ 130 bilhões e R$ 190 bilhões, indicou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, destacou em conversa com o JB por telefone que o governo está mais preparado em relação a projetos de concessão, e que o mercado financeiro já vê uma situação melhor para o país em um cenário para além de 2015, o que deve se refletir no otimismo dos investidores.

A economia brasileira acabou tendo que passar por um processo severo de ajustes, e as concessões --projetos de longo prazo -- são uma forma de indicar para os investidores que o Brasil tem futuro, analisa André Perfeito. Ele reforça que o mercado financeiro já vê com otimismo os próximos anos. Os juros futuros, por exemplo, estão caindo em relação ao patamar atual, e o PIB dos próximos anos também é superior. "Os investidores, os grupos que vão fazer propostas, acreditam nas condições de médio e longo prazo da economia brasileira."

De acordo com ele, o crescimento de 2016 pode até ser um pouco baixo, mas a composição do índice deve ser melhor. Enquanto nos últimos anos o país cresceu mais com base no consumo das famílias do que em formação bruta de capital fixo (índice de investimentos), o desempenho do próximo ano deve ser mais influenciado justamento pelos investimentos, o que, sem dúvida, "é uma boa notícia".

Para o economista-chefe, o governo melhorou bastante no que diz respeito a concessões, com um melhor time técnico para formular os projetos. "Teve uma curva de aprendizado, por assim dizer, do governo."

>> Novo plano de concessões vai garantir retomada da economia, diz ministro

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, informou nesta segunda-feira (8) que o pacote deve incluir concessões “em toda a área de logística”, como rodovias, ferrovias e aeroportos -- entre estes o de Porto Alegre, Salvador e Florianópolis. Disse ainda que deve se tratar do "maior plano de investimentos em logística da história do país”. 

“O governo construiu uma proposta que vai viabilizar todo o plano de investimentos, respeitando a especificidade de cada setor, de cada característica de infraestrutura do nosso país”, disse o ministro após a reunião de coordenação política entre a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, 13 ministros e líderes do governo no Congresso Nacional.

“Todos os investimentos estão protegidos. Evidente que o governo está adequando a sua nova realidade ao ajuste fiscal, mas todos os investimentos estratégicos para o país estão protegidos”, disse.