ASSINE
search button

Minas Gerais recebe delegação da França para debater desenvolvimento

Compartilhar

Minas Gerais e a região francesa de Nord-Pas de Calais têm estreitos laços de cooperação, firmados através de acordo, que abrangem diversas setores do Governo. No escopo dessas relações, o governo do Estado receberá, nos dias 9 e 10 de junho, uma delegação oficial da França.

Na terça-feira (9/5),  entre 16h e 18h, haverá o seminário “Minas Gerais e França rumo à COP 21: Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”. O evento será realizado no Palácio Tiradentes, na sala Cláudio Manuel, 3º andar, e contará com a presença da delegação francesa (representantes de Nord-Pas de Calais, Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Embaixada da França e Consulado-Geral), secretários de Estado, especialistas e representantes de diversas pastas. O evento será a abertura solene da agenda da delegação francesa em Minas Gerais.

Além de debater a cooperação descentralizada, a ocasião se insere no âmbito da COP 21, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que acontecerá em dezembro deste ano em Paris, e contará com a presença de líderes de aproximadamente 190 países. O Governo de Minas Gerais pretende ter um destacado protagonismo na Conferência e, para isso, se prepara de forma significativa para sua realização.

Também no dia 9, um pouco antes do seminário, será realizada a abertura da exposição  “60 soluções diante das mudanças climáticas”. No túnel de acesso ao prédio Minas, às 15h15, parte da delegação francesa e representantes da Assessoria de Relações Internacionais e Secretaria de Meio Ambiente farão a abertura do evento.

A exposição é resultado de parceria entre o fotógrafo Yann Arthus-Betrand e a Fundação GoodPlanet, e a ideia é apresentar e valorizar soluções concretas na luta contra as mudanças climáticas e em favor de um modelo de crescimento pouco emissivo. Assim, a AFD se mobiliza para defender uma “agenda positiva”, destinada a mostrar que a luta contra as mudanças climáticas não somente é indispensável, como também capaz de trazer grandes benefícios em termos de crescimento, emprego e qualidade de vida.