ASSINE
search button

Agropecuária, indústria extrativa e serviços são destaques positivos no PIB

Compartilhar

Cinco dos 12 setores da economia analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram crescimento no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Entre os destaques da economia estão a agropecuária, com alta de 4,7%, a indústria extrativa mineral (3,3%) e os serviços de informações (1,1%), segundo dados divulgados hoje (29) pelo IBGE.

Os outros dois setores que também tiveram desempenho positivo nessa comparação foram as atividades imobiliárias (1,2%) e a construção civil (1,1%). Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o bom resultado da agropecuária é explicado pelo desempenho das exportações de soja.

“A soja continua apresentando ganhos para o produtor rural. Ela tem uma safra relevante no primeiro trimestre e boa expectativa de crescimento para o ano, com aumento 10,6% de produção e ganho de produtividade”, disse.

Já o crescimento da indústria extrativa mineral deve-se ao aumento das produções de minério e de petróleo e gás. “O petróleo, que foi um produto muito exportado nesse primeiro trimestre, está sendo muito favorecido por uma expectativa de crescimento na demanda mundial de petróleo liderada pelas economias mais avançadas”, explicou.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 4%, a indústria extrativa mineral, 12,8%, e os serviços de informação, 2,9%.