ASSINE
search button

Levy pede que o Congresso tenha cuidado com medidas que podem criar impostos

Compartilhar

Em entrevista aos jornalistas, após participar da Cúpula Global das Mulheres, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pediu que o Congresso tome cuidado para não aprovar medidas, como a que altera o fator previdenciário, que podem criar a necessidade de novos impostos. Segundo o ministro, o tema deve ser discutido em profundidade com base em números e nos impactos que deverá causar.

“Tem muita gente que diz que a retirada do fator previdenciário vai aumentar as despesas, portanto vai aumentar os impostos. E as pessoas têm de ter muito cuidado para quando votarem não criarem uma nova necessidade de mais impostos”, disse Levy.

O ministro da Fazenda ressaltou que o fator previdenciário "não acabou",  tem funcionado muito bem no país até o momento, e que a decisão do Congresso sobre o tema ainda depende do Senado. 

“Temos um sistema bicameral. Nesse sistema, o Senado revê as medidas, exatamente se há uma necessidade de ter equilíbrio ou não. A gente não deve se pronunciar antes de o Senado também fazer a avaliação dele, até pela questão que foi levantada aqui, da necessidade de aumentar impostos, dependendo do que venha a ser decidido”, disse.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participou hoje do primeiro dia da 25ª edição Global Summit of Women, fórum global de negócios para mulheres líderes dos setores público e privado. Com o tema "Como fazer negócios com o Brasil", Levy apresentou uma visão da economia do País e as áreas de potencial investimento para os participantes, juntamente com Denise Pavarina, presidente da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

O evento, que acontece até sábado, 16, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, reúne cerca de mil participantes, vindos de 63 países. Conhecido como "Davos das Mulheres", o encontro global traz Nguyen Thi Doan, vice-presidente do Vietnã, 30 ministras de diversos países, 45 CEOs e centenas de líderes empresariais dos quatro continentes. Pela manhã, a ministra Eleonora Minicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, também participou do evento.

Reconhecido como fórum para a demonstração prática  de estratégias e iniciativas na promoção de oportunidades econômicas das mulheres ao redor do mundo, o Summit conta com inúmeras sessões sobre o crescimento de empresas dirigidas por mulheres e destaca as competências necessárias para subir os degraus corporativos.

Uma Mesa Redonda Ministerial, focada em parcerias entre o governo e empresas para aumentar as oportunidades econômicas das mulheres, está agendada para o primeiro dia da Cúpula. Os exemplos de "melhores práticas" que podem ser replicadas em diferentes países serão compartilhados e discutidos pelos ministros presentes

Com Agência Brasil