ASSINE
search button

Fitch afirma rating e retira Petrobras de observação negativa

Compartilhar

A agência de classificação Fitch afirmou nesta sexta-feira (24)  o rating 'BBB-' para os títulos de dívida da Petrobras, removendo a observação negativa dos ratings e atribuindo perspectiva negativa aos ratings corporativos.

A Fitch havia colocado os ratings da Petrobras em observação negativa em função das incertezas envolvendo a capacidade de a companhia efetuar os ajustes necessários, de modo a atender aos covenants que exigem que ela publique demonstrações financeiras auditadas de final de ano no prazo de 120 dias após o final do período, mais sessenta dias de período de carência. Este risco foi agora mitigado em função da liberação das demonstrações financeiras auditadas.     

Estas ações de rating também refletem a melhora da posição de liquidez da companhia, como resultado do recente anúncio de US$ 13 bilhões de novos financiamentos. Conforme expectativas prévias da Fitch, parte das linhas de financiamento anunciadas recentemente está sendo oferecida por entidades relacionadas ao governo, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Este acesso a financiamentos, aliado à redução dos planos de investimentos e alienações de ativos, também atenua as preocupações com a liquidez a curto prazo.