ASSINE
search button

Para especialistas, falas de Levy indicam disposição em atrair investidores estrangeiros

Ministro também disse que balanço vai "acalmar os investidores"

Compartilhar

As recentes falas do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre a intenção de lançar já em maio um programa de concessões para infraestrutura em acordo com o Banco Mundial indicam disposição em atrair mais investidores estrangeiros para o país, segundo especialistas do mercado financeiro consultados pelo Jornal do Brasil. Para eles, as declarações têm deixado os investidores agitados com a expectativa de realização das medidas propostas. 

>> Divulgação do balanço marca novo passo na reconstrução da Petrobras, diz Levy

Para Alexandre Espírito Santo, professor de Economia do Ibmec-RJ e economista na Simplific Pavarini Investimentos, o mercado tem recebido positivamente as declarações do ministro, que "mostra uma preocupação em trazer de volta os investidores estrangeiros". O economista acredita que "trazer de volta esses investidores ajudaria a resgatar a credibilidade de política econômica". Alexandre acredita que a iniciativa privada pode ser importante para ajudar o governo a "recompor seu superávit", mas que este é um processo lento.

O professor de Finanças e Economia da FGV, Samy Dana, lembra que o país já tem como um de seus atrativos uma alta taxa de juros, que é interessante ao capital estrangeiro. Ele julga o acordo com o Banco Mundial e os ajustes fiscais - principal política de Levy - como "bem-vindos". Segundo Samy, "o dinheiro do Banco Mundial pode ser bom, mas o governo deve ter foco em fazer a indústria voltar a ter condições de produtividade e competitividade". Para o professor, o país deve seguir o exemplo de países como Alemanha e Estados Unidos, que obtiveram sucesso em suas políticas de concessões. 

Questionada sobre uma possível concorrência entre o capital nacional e o estrangeiro, Leila Almeida, analista de investimentos da Lopes Filho Consultoria, acredita que esta questão é indiferente. "Neste momento, o país precisa de investimento em vários seguimentos da indústria. Se é o capital nacional ou estrangeiro que vai conduzir esse investimento, não importa", e destaca que as medidas anunciadas têm gerado muitas expectativas: "Esperamos que tudo o que está sendo dito hoje venha de fato a acontecer". 

As geração de expectativas foi um ponto destacado pelo especialistas consultados, tanto em relação às medidas anunciadas por Levy, quanto à divulgação do balanço da Petrobras, assunto do qual o ministro tratou nesta segunda-feira (20). Os analistas destacaram que o mercado se comporta projetando ganhos e perda no futuro. 

Joaquim Levy disse, na Cúpula Monetária para as Américas, em Nova York, que a "divulgação do balanço marca novo passo para a reconstrução da Petrobras". Para os especialistas, as últimas altas das ações da empresa no último mês se deram pelo aguardo dos resultados. Alexandre Espírito Santo destaca que o mercado espera que os resultados "retratem tudo o que aconteceu", trazendo valores transparentes. 

Samy Dana vê a ligação da empresa com o governo como um dos motivos que fez seus papéis voltarem a subir. Para o especialista, diante de um cenário ruim, qualquer possibilidade de uma notícia positiva, como a divulgação dos resultados atrasados, pode gerar expectativas. Leila Almeida acredita que apenas publicar o balanço da empresa não é suficiente. "Há vários fatores inseridos no balanço com que os investidores podem reagir". 

Levy considera que o excesso de preocupação com a Petrobras é bom, mas indicou que parte das mudanças tem a ver também com a queda nos preços do petróleo no mercado internacional e, por isso, o impacto não é só na economia brasileira, mas também no exterior. 

Além da Petrobras, o ministro Joaquim Levy também comentou a meta do superávit primário, que é de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Ele destacou a importância de dar continuidade no ajuste fiscal para garantir o cumprimento do objetivo. O ministro considera que o Brasil tem dado "passos ousados para cortar gastos", e usou como exemplo a questão dos benefícios de desemprego.