ASSINE
search button

Levy indica aumento na confiança de parceiros comerciais do Brasil

Governo deve lançar no programa de concessões de infraestrutura em maio

Compartilhar

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou após reunião do Comitê Monetário e Financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington, nos Estados Unidos, que percebeu confiança dos participantes em relação ao Brasil. Ele comentou ainda, em entrevista, que os demais países estão atentos às mudanças promovidas pelo país para voltar a crescer.

Levy esteve com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew. De acordo com ele, Lew considera importante que o Brasil continue aprofundando o diálogo com os Estados Unidos, e “o governo norte-americano tem expectativa muito positiva“ sobre a visita que a presidenta Dilma Rousseff fará ao país no dia 30 de junho.

Levy apontou que a "reação foi muito positiva", e que os integrantes da reunião entenderam o novo papel do BNDES como parceiro com o mercado de capitais. "A gente explicar como o planejamento e a gente está organizando a ideia do financiamento da infraestrutura, isso é muito importante. Reação foi muito positiva", comentou.

O ministro informou também que o governo brasileiro planeja lançar um novo programa de concessões de infraestrutura em maio. Segundo ele, alguns programas estão mais avançados e outros, menos. Para ele, por isso, é importante que o país tenha mecanismos para financiar estes projetos e, então, o país está em acordo com o Banco Mundial. "O Brasil tem uma grande vantagem. O tamanho do nosso mercado, com mercado de capitais relativamente desenvolvido", completou.

Levy também chamou atenção para o fato do sistema de concessões do país já ter 150 anos e ser um modelo "consagrado". "Nos últimos 25 anos, esse modelo tem dado muito certo e temos seguidamente ampliado."