ASSINE
search button

Petrobras age para prevenir 'default' técnico, diz Financial Times

Compartilhar

A Petrobras declarou na segunda-feira (13/04) que espera divulgar seus resultados financeiros auditados de 2014, algo que foi há muito tempo adiado, já na quarta-feira (22/04). É o que diz um artigo de Joe Leahy do jornal britânico Financial Times publicado nesta terça-feira (14/04).

A atitude ajudaria a empresa brasileira, fragilizada pelo escândalo de corrupção, a prevenir um default técnico em sua dívida sob compromissos de crédito que exigem que os resultados sejam publicados no máximo por volta do fim de maio.

A Petrobras afirmou que seu conselho de administração vai se reunir no dia 22 de abril para revisar os balanços financeiros auditados independentemente para o terceiro trimestre de 2014 e aprovar resultados auditados para o ano.

“A empresa espera divulgar esses balanços financeiros depois da reunião, sujeita à decisão do conselho de administração,” afirmou a Petrobras.

A Petrobras mergulhou em uma crise no ano passado quando revelou que era incapaz de publicar seus resultados do terceiro trimestre para os três meses através de setembro, depois que seu auditor independente PwC se recusou a assiná-los devido às acusações de corrupção.

O atraso colocou em questão a solvência da empresa mais importante do Brasil e uma das maiores emissores de dívida pública em mercados emergentes, com credores pedindo a divulgação dos resultados por volta do fim deste mês ou no máximo no final de maio.

Procuradores brasileiros alegam que ex-diretores da Petrobras fizeram conluio com empreiteiros e políticos para ganhar propina da empresa.

Uma minoria de acionistas alegam que US$10 bilhões foram roubados, a maioria desse montante para doações para a infinidade de partidos políticos brasileiros.

A Petrobras não comentou sobre a investigação ou a especulação sobre suas perdas.

A crise de liquidez na Petrobras, que tem o maior programa corporativo de investimento de capital no mundo, também criou uma crise de liquidez entre seus fornecedores de  equipamento e serviços. Muitos desses foram acusados de envolvimento nos escândalos de corrupção, com alguns de seus executivos presos.

A divulgação do balanço financeiro seria o primeiro passo na direção de um processo de recuperação.

A Petrobras também está considerando a venda de ativos e outras medidas para recuperar suas finanças que  além do escândalo, vêm sofrendo pelos subsídios do governo dados aos combustíveis.

A empresa está lutando com a queda do preço de petróleo na economia mundial. Seus projetos chave, descobertas de petróleo em águas profundas na costa do Rio de Janeiro, não serão viáveis se a queda de preços continua a longo prazo, dizem analistas.

O preço das ações da Petrobras recuperou algumas de suas perdas nas últimas sessões com os rumores de que a  companhia deverá revelar seus resultados em breve, subindo 16% em três dias ao longo da segunda-feira.

A presidenta Dilma Rousseff alimentou os boatos na semana passada quando disse no Rio de Janeiro que a “Petrobras limpou o que tinha que limpar e está de pé”.