ASSINE
search button

Levy diz que resultado do PIB  mostra transição

Compartilhar

Após participar da reunião do Conselho de Administração do BNDES, no Centro do Rio, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o resultado do PIB de 2014 já era esperado, mas destacou que a economia já começa a dar sinais de recuperação, apesar de ter iniciado o ano "sem impulso". "O resultado do PIB mostrou que a gente está em uma transição. Primeiro, uma desaceleração, mas, principalmente, uma transição. Começamos a ver uma recuperação das exportações", afirmou. 

Segundo o ministro, no ano passado, a contribuição das importações e das exportações foi neutra. "Este ano, esperamos uma recuperação das exportações e que, portanto, o setor externo possa ajudar o crescimento da economia. Nos últimos anos não foi assim. Então, essa pode ser uma mudança positiva, o setor externo contribuindo para o crescimento do PIB quando se olha pelo lado da demanda", acrescentou.

Joaquim Levy defendeu mais uma vez as medidas de ajuste fiscal para a retomada do crescimento e disse que espera uma recuperação dos investimentos no segundo semestre deste ano. "O investimento foi um pouco mais fraco no ano passado. Há um esforço de que a gente veja mais para a segunda metade do ano uma recuperação no investimento. Isso é muito importante para a gente obter a retomada no país", disse.

>> Economia brasileira cresceu 0,1% em 2014

>> Tombini: resultado do PIB é pausa no crescimento

>> Indústria de transformação e construção civil levaram o PIB de 2014 para baixo

>> Com queda de 4,4%, investimentos tiveram pior desempenho desde 1999

>> Serviços têm o menor crescimento desde 1996, diz IBGE

>> PIB avança 0,3% no quarto trimestre de 2014

Nesta sexta-feira, o IBGE divulgou que a economia brasileira cresceu 0,3% no quarto trimestre de 2014 na comparação com os três meses anteriores, beneficiada pela expansão do setor agropecuário. No acumulado de 2014, porém, a atividade teve expansão mínima de 0,1%.