ASSINE
search button

Grécia entrega dentro do prazo proposta de reformas para eurogrupo

Atenas prometeu luta contra evasão e redução de ministérios

Compartilhar

A Grécia apresentou na noite de ontem (23) uma lista com reformas internas que preveem cortes de despesas públicas, redução de ministérios e medidas contra evasão e fraude fiscal. A proposta era uma exigência do eurogrupo para conceder uma extensão de quatro meses ao empréstimo a Atenas. 

De acordo com fontes da Comissão Europeia, o texto chegou "durante a noite, mas em tempo", já que o prazo para a entrega da proposta terminava à meia noite de segunda-feira. Segundo a ANSA apurou, a lista de propostas grega contém apenas duas medidas sociais que visam a afrontar a crise que atinge a população do país: entrega de vale-refeição e fornecimento de energia e saúde para as pessoas mais necessitadas. 

"A luta contra a crise humanitária não terá efeitos negativos nas nossas contas", garantiu o novo governo grego que, desde que assumiu o poder, em janeiro, tem criticado as medidas de austeridade impostas pela UE e defendido o povo. Sobre um possível aumento do salário mínimo, a Grécia prometeu "consultar as instituições europeias" antes de tomar qualquer decisão. 

A proposta grega prevê medidas mais concretas contra fraudes e evasões fiscais. O país também reduzirá de 16 para 10 o número de ministérios e fará cortes de benefícios de ministros e parlamentares. "Haverá uma revisão dos gastos de cada área pública para racionalizar o sistema", garantiu Atenas. O eurogrupo, por sua vez, considerou a lista "suficientemente completa para ser um ponto de partida válido para uma conclusão positiva da revisão do programa" de empréstimo. "O país está encorajado a combater a evasão fiscal e a corrupção", ressaltou a UE. 

"O governo grego está levando muito a sério as reformas. Devemos ver o quanto se pode fazer daquilo que se quer. Porém, é preciso uma cooperação, e não uma decisão unilateral", disse o presidente do eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, ao Parlamento Europeu. "Não será fácil, pois a lista de propostas é apenas uma indicação, e não um novo memorandum ou contrato". Mais detalhes sobre a proposta serão apresentados até o fim do mês de abril.