ASSINE
search button

Ações da Petrobras operam em queda nesta sexta-feira

Compartilhar

Nesta sexta-feira (26), as ações da Petrobras abriram o pregão em queda, após as notícias de que uma cidade americana entrou com ação contra a Petrobras - a 11ª ação vinda dos EUA - e de que os ratings Baa2 da estatal em moeda local e global foram postos em revisão para possível rebaixamento pela Moody's na última terça-feira.

A agência informou que a decisão parte de uma preocupação com os riscos de liquidez da empresa brasileira, que poderiam aumentar caso a mesma não apresente o balanço do terceiro trimestre, por exemplo, que já teve sua divulgação adiada duas vezes.

Além disso, uma nova ação pode aumentar o prejuízo que a Petrobras sofreria com uma possível ação unificada na justiça norte-americana. A cidade de Providence, capital do estado norte-americano Rhode Island, teria entrado com uma ação coletiva nesta quarta-feira (24) contra a Petrobras, duas subsidiárias da estatal e membros da diretoria, como Graça Foster -- em um total de 13 pessoas e 15 instituições financeiras, como Morgan Stanley, HSBC Securities e Itaú BBA nos EUA. Com esta, são 11 as ações movidas no país, alegando venda de papéis com preços inflados devido aos contratos superfaturados para pagamento de propinas, conforme apontado pela Operação Lava Jato.

Bovespa

Com boa parte dos mercados externos fechada, o Ibovespa abre em queda após pausa para feriado de Natal, em dia de liquidez reduzida. Às 10h09 (horário de Brasília), o índice registrava queda de 0,56%, a 50.603 pontos, deixando para trás três sessões de ganhos. Ações da Petrobras caíam 3% por volta de 12h.