ASSINE
search button

UFRJ promove seminário sobre cidadania e organização das finanças pessoais

Compartilhar

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove nesta sexta-feira, 28 de novembro, um seminário sobre cidadania e organização das finanças pessoais, com foco na prevenção e combate ao superendividamento. A abertura do evento será às 9h e contará com a presença do reitor Carlos Levi, da professora da universidade e ouvidora geral, Cristina Riche, e do professor Nelson Chalfun, do Instituto de Economia da UFRJ. A programação do seminário terá duas palestras e uma mesa redonda, esta última com a participação de representantes do Banco Central do Brasil (BCB).

Às 9h30, o professor Nelson Chalfun dará uma palestra sobre a organização das finanças pessoais.De 11 às 14h, a mesa redonda tratará de assuntos como crédito ao cidadão brasileiro, atuação do BCB e de sua ouvidoria, com Marcel Mascarenhas dos Santos, ouvidor do banco. Em seguida, Liana dos Santos e Clarissa de Albuquerque, ambas do BCB, tratarão dos temas “Programa Cidadania Financeira e Guia de Excelência de Educação Financeira na Oferta de Serviços Financeiros” e “Tratamento de reclamações contra instituições financeiras no Banco Central, com foco nas demandas sobre operações de créditos”.

Após um intervalo para almoço, às 15h, a professora Cristina Riche dará uma palestra intitulada “Ouvir e escutar para transformar”, alertando para a importância da existência de canais de escuta nas diversas instituições, com foco na comunicação empática, inclusiva, e de transformação de conflitos em oportunidades de mudança.

Serviço

Seminário Cidadania e organização das finanças pessoais – Como prevenir e combater o superendividamento

Quando: 28 de novembro, sexta-feira

Horário: 9 às 17h

Local: Auditório Arquimedes Memória, 3º andar - Prédio da Reitoria (Av. Pedro Calmon, n° 550 – Ilha da Cidade Universitária, Rio de Janeiro)

Entrada Franca