ASSINE
search button

Levy promete subir superávit primário para 2% em 2016

Futuro ministro da Fazenda criticou baixa poupança no Brasil

Compartilhar

Nomeado oficialmente nesta quinta-feira (27) como ministro da Fazenda pela presidente Dilma Rousseff, Joaquim Levy afirmou que a meta de superávit primário do governo só deve superar os 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016.    

Segundo ele, seu objetivo será promover em 2015 uma economia de 1,2% para pagar os juros da dívida pública, número que deve subir nos anos seguintes. "A meta do superávit primário para 2016 e 2017 não será menor do que 2%", garantiu.    

>> Joaquim Levy descarta pacotes econômicos e promete transição suave

>> Firjan elogia indicação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda

>> Nelson Barbosa diz que trabalhará para melhorar eficiência dos gastos públicos

>> Tombini promete conversão da inflação para o centro da meta

Apelidado de "mãos de tesoura" por ter realizado cortes nos gastos públicos quando foi secretário do Tesouro no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, Levy ainda criticou a baixa poupança registrada no Brasil, ressaltando que o governo deve dar o exemplo para os outros entes da federação, o setor privado e as famílias.    

"Não escapa dos agentes econômicos que a taxa de poupança no Brasil tem sido baixa", declarou o substituto de Guido Mantega. No entanto, ele não quis adiantar quais medidas irá tomar à frente da Fazenda ou se irá elevar impostos. 

"Estamos em um processo de transição exatamente para a formulação de um conjunto de medidas. Não temos pressa em fazer um pacote. Algumas coisas vêm sendo discutidas e elas vão no caminho da diminuição de despesas. Seria precipitado dar um receituário agora", ressaltou.