ASSINE
search button

Itália tem deflação de - 0,2% em agosto

No fim do 1º semestre, fenômeno voltou ao país após 55 anos

Compartilhar

 No mês de agosto, os cálculos de inflação na Itália apontaram deflação de -0,2%, após 0% em julho, informou a Eurostat. O país voltou a conviver com a recessão após 55 anos, depois de fechar o primeiro semestre com deflação de -0,1%.

    Enquanto isso, a inflação na eurozona em agosto ficou em 0,4%, considerada estável. Na União Europeia (UE), o número ficou em 0,5%. Além da Itália, Espanha (-0,5%), Grécia e Eslováquia (-0,2%), Polônia e Portugal (-0,1%) e Espanha (-1%), fecharam agosto em deflação.

    Os números analisados pela agência Fitch apontam para um risco significativo de deflação na eurozona, apesar do longo período com índices de baixa inflação. "Nosso novo relatório analisa uma possibilidade de impacto de deflação prolongada, ao estilo japonês' e o impacto sobre ratings soberanos globais", disse a agência. Para a Fitch, o baixo nível de inflação na eurozona não pode ser justificado apenas por fatores temporários e reflete uma fraqueza de uma economia de frágeis demandas, alto desemprego, dívidas elevadas e frágeis perspectivas de crescimento. (ANSA)