ASSINE
search button

Ações da Petrobras sobem 8% nesta terça-feira

Compartilhar

A Bovespa opera com forte alta nesta terça-feira (16), com as ações da Petrobras disparando quase 8%. Há grande expectativa em torno da pesquisa Ibope sobre as intenções de voto para presidente da República, que deverá ser divulgada ainda hoje. 

Às 12h, o Ibovespa, principal índice do mercado acionário local, operava em alta de 3,04%, aos 59.712 pontos. Já o dólar comercial registrava queda de 0,21%, a R$ 2,337 na compra e a R$ 2,339 na venda.

Os papéis da Petrobras avançam 7,55% (ordinária, com direito a voto) e 7,83% (preferencial, sem voto). A petrolífera recupera, assim, grande parte das perdas que registrou nas últimas duas semanas.

De acordo com o operador da mesa institucional da corretora Renascença, Luiz Roberto Monteiro, a alta de ações como as da Petrobras, do Banco do Brasil e da Eletrobras refletem a expectativa do mercado com a divulgação dos resultados da nova pesquisa eleitoral Ibope, na noite desta terça-feira. “Existem alguns comentários de que a diferença entre Dilma e Marina pode aumentar bastante. Isso reflete na alta dessas ações porque temos atualmente um governo com muita interferência nas estatais, principalmente na Petrobras. O governo controla o preço dos combustíveis usando a Petrobras como meio de regular a inflação”, explica.

Segundo o especialista, fatores como a confirmação de um acordo da Petrobrás com o terminal Ecoporto Santos para acomodar duas unidades marinhas no prazo de 90 dias, não influencia tanto na alta do índice. “Você tem também a questão da redução do imposto de renda, mas isso é outra coisa que só vai ter reflexo lá na frente. A influência maior é do resultado das pesquisas, a possibilidade de Marina ganhar as eleições tiraria esse peso que a mão do governo aplica nas estatais”, afirma.