ASSINE
search button

Cingapura quer ser o principal parceiro do Brasil no setor de óleo e gás

Compartilhar

Presença certa entre os lideres mundiais em suprimentos para o segmento de petróleo, gás e offshore, Cingapura participará pela primeira vez da Rio Oil & Gas 2014. Através da International Enterprise (IE) Singapore, agência do governo para a promoção da economia externa do país, 12 empresas cingapurianas chegam ao Brasil para prospectar negócios e conhecer de perto o mercado nacional. Apostando em sua liderança global no fornecimento de produtos de qualidade, soluções inovadoras, tecnologia de ponta e na competitividade de seus serviços, Cingapura pretende tornar-se o principal parceiro do Brasil no setor de óleo e gás.

A indústria cingapuriana conta com um amplo leque de empresas nas áreas de reparação, transformação e construção naval, construção de plataformas, equipamentos de engenharia offshore e indústrias de apoio offshore. Só em 2014, Cingapura gerou S$ 15 bilhões em volume de negócios neste setor. Para mostrar essa determinação de investir, a parceria entre Cingapura e Brasil, que começou na década de 1990, gerou cerca de 4 mil empregos diretos durante a construção da plataforma semi-submersível P-51. No período de 2012 a 2013, fornecedores de Cingapura geraram mais de US$ 10 bilhões na construção de 13 sondas de perfuração para a Sete Brasil, que serão usadas nos campos do pré-sal. Já a instalação de Jurong Shipyard, que começará a operar em 2015, está gerando R$ 1 bilhão em investimentos e mais de 5 mil postos de trabalho.

Com produtos e serviços inovadores, de alta qualidade e sempre entregues dentro do prazo e orçamento estabelecidos, as empresas cingapurianas podem ajudar o Brasil a aumentar sua eficiência, reduzir o tempo de fabricação dos equipamentos e evitar custos inesperados. Algumas empresas que farão parte da delegação na Rio Oil & Gas trarão engenharia e  produtos inovadores não fabricados no Brasil, como é o caso de guindastes offshore e para descarregamento de sistemas, sistemas de pull-in/pull-out, unidades de injeção química e engenharia especializada em integração e automação de sistemas nas áreas elétrica e de instrumentação.

Líder mundial na construção de plataformas jack-up e conversão de FPSOs, assim como importante competidor na construção de plataformas semi-submersíveis, Cingapura tem cinco empresas estabelecidas no Brasil: Consolidated Pipe Carriers,  Dyna-Mac Engineering, Ezra Holdings, Pacific Radiance e Semcorp Marine. Na geração de negócios no segmento de infraestrutura e petróleo e gás, o Brasil já conta com a parceria de 60 empresas cingapurianas.