ASSINE
search button

Em Caracas, Dilma participa de cúpula do Mercosul

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff participa nesta terça-feira (29) da 46ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo do Mercosul, na capital venezuelana, Caracas. O líder venezuelano, Nicolás Maduro, recepcionou os presidentes dos países do bloco, formado também por Argentina, Paraguai e Uruguai. Dilma levará ao encontro do Mercosul a proposta de antecipar para dezembro a eliminação de tarifas comerciais entre os países do Mercosul, do Chile, Colômbia e Peru. 

Outro tema que estará na pauta é o acordo com a União Europeia, cuja negociação está estagnada. A argentina Cristina Kichner deverá discutir com o bloco a questão dos "fundos abutres", um dia antes do encerramento do prazo dado por um juiz norte-americano para que o país pague os credores que não aceitaram reestruturar suas dívidas. A cúpula do Mercosul contará com a presença de Michelle Bachelet (Chile), Evo Morales (Bolívia), Daniel Ortega (Nicarágua) e Salvador Sánchez Cerén (El Salvador).

    O encontro também será marcado pela volta do Paraguai ao grupo, após suspensão em 2012 devido ao golpe de Estado que destituiu o então presidente Fernando Lugo. Os países do Mercosul representam cerca de 72% do território e 70% da população de todo o continente sul-americano, acumulando 80% do PIB da região, 58% dos ingressos de investimento estrangeiro direto e 65% do comércio exterior. (ANSA)