ASSINE
search button

Bloomberg: Petrobras vende energia barata enquanto Brasil tenta limitar ajuda 

Emissora destaca que a empresa está vendendo energia para distribuidores por preço baixo

Compartilhar

A emissora norte-americana Bloomberg publicou uma matéria nesta quarta-feira (30) afirmando que a Petrobras concordou em vender para distribuidores energia por abaixo do preço do mercado, na medida em que o governo procura combater a inflação e limitar o uso dos cerca de R$ 12 bilhões para ajuda financeira.

Os autores destacam que a empresa foi a maior vendedora de um leilão que aconteceu na quarta-feira depois da Eletrobras. Elas proveram aos ditribuidores com mais de 5 anos de contratos cerca de um terço dos valores de mercado que surgiram nos últimos meses no Brasil, que enfrenta a pior seca desde o começo da década de 70.

Petrobras e Eletrobras estão carregando o fardo de oferecer energia mais barata, enquanto o governo tenta deter o aumento dos gastos públicos e dos preços ao consumidor. O plano se soma ao uso de combustível subsidiado vendido pela Petrobras que levaram a bilhões em perdas para a produtora de óleo.

A reportagem coloca que a forte seca está prejudicando os distribuidores, já que eles compram energia a custos elevados no mercado à vista e depois revendem com uma perda no controle de preços do governo. O leilão de quarta-feira, aponta o texto citando o chefe da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), significa que os consumidores pagarão muito menos por eletricidade.