ASSINE
search button

Combustíveis ficam mais caros a partir deste sábado

Petrobras anunciou reajuste de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel

Compartilhar

Os combustíveis ficam mais caros a partir deste sábado. A Petrobras anunciou que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados nas refinarias. O aumento será de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel.

O último reajuste feito pela estatal ocorreu em março deste ano, quando o diesel subiu, em média, 5% nas refinarias. Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%.

Em nota, a estatal informou sobre a implementação de sua política de preços de diesel e gasolina, após apreciação pelo Conselho de Administração. "A referida política de preços visa atender aos seguintes princípios e objetivos: 

a) Assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina;

b) Alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais;

c) Não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.

Ainda segundo a Petrobras, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. 

"Seguindo recomendação de seu Conselho de Administração, por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia. Caberá ao Conselho de Administração avaliar a eficácia da política de preços da Petrobras por meio da evolução dos indicadores de endividamento e alavancagem da companhia".