ASSINE
search button

Cheques sem fundos crescem em outubro, revela Serasa Experian

Compartilhar

Foram devolvidos pela segunda vez por falta de fundos, em todo o país, 1,96% dos cheques compensados no mês de outubro, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. O percentual é maior que os 1,81% de devoluções verificadas em setembro último, e maior que os 1,94% observados em outubro do ano anterior.

Já no acumulado do ano (janeiro a outubro), houve 2,01% de cheques devolvidos, percentual menor que os 2,02% registrados em igual período de 2012.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os cheques devolvidos por falta de fundos aumentaram em outubro, perante setembro, em razão das vendas do Dia das Crianças. Além disto, a greve dos bancários (encerrada dia 14/10) pode ter impactado o percentual de cheques devolvidos em outubro/13, na comparação com outubro do ano passado, tendo em vista a menor disponibilidade de acesso ao crédito.

Vale destacar que de janeiro a outubro, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (10,74%), ao passo que o Amazonas foi o com menor percentual (1,38%). Entre as regiões, a Norte liderou o ranking de devoluções, com 4,36%. Na outra ponta está a região Sudeste, com 1,57% de cheques devolvidos nos onze primeiros meses de 2013.