ASSINE
search button

A Embraer está sob investigação por pagamento de propina

Alto funcionário da República Dominicana estaria envolvido

Compartilhar

A empresa brasileira de aviação está sendo alvo de investigação por parte do governo brasileiro e dos Estados Unidos devido a possibilidade de ter feito pagamento de propina a um alto funcionário do governo da República Dominicana para levar uma concorrência num contrato que renderia à empresa cerca de US$ 90 milhões.

A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal que revela um pagamento de US$ 3,4 milhões para o funcionário e ganhara  concorrência para a venda ao pais caribenho de oito Super Tucanos para a Força Aérea dominicana. O caso seria parte de uma investigação iniciada em 2010 por possível violação de uma lei americana que prevê punições a filiais de multinacionais ou empresas negociadas no mercado acionário dos EUA por atos de corrupção.

Em 2011, a Embraer já havia comunicado ao mercado que estava sendo investigada pelas autoridades americanas por corrupção. Em nota divulgada após a publicação da reportagem do "Wall Street Journal", a empresa reiterou essa informação. A companhia afirmou ainda que vem cooperando com as autoridades, mas disse não poder se pronunciar sobre o assunto. A investigação, segundo o jornal, é realizada em caráter de sigilo, de modo que não é permitido à empresa se pronunciar a respeito.