ASSINE
search button

Rendimento da poupança fica maior com alta da Selic; confira

Compartilhar

Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual, a 8% ao ano, a poupança passou a render 0,4551% ao mês, correspondente a um rendimento de 5,60% ao ano, acrescidos da Taxa Referencial (TR), segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). O aumento deixa a Selic a poupança mais vantajosa que a maioria dos fundos de investimento.

Em vigor desde maio de 2012, a nova caderneta de poupança tem rendimento atrelado a Selic. Quando a taxa básica de juros está abaixo de 8,5%, os depósitos são corrigidos por 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR). Acima deste valor, o rendimento é o mesmo da poupança "antiga", de 6,17% ao ano mais a variação da TR. Os depósitos em poupança feitos depois de maio de 2012 estão sujeitos à nova regra, os anteriores não.

Apesar da remuneração maior, a poupança continua rendendo menos que a inflação esperada para 2013. De acordo com o Boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central, a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o ano em 5,81%. No Relatório de Inflação, divulgado no fim de março, o próprio Banco Central projeta que o IPCA encerrará 2013 em 5,7%.

De acordo com simulação da Anefac, a nova caderneta só perde para os fundos, independente do prazo de resgate, quando a taxa de administração cobrada pelos fundos for abaixo de 0,50% ao ano, o que normalmente só é oferecido para aplicações de valores acima de R$ 50 mil. Os fundos de renda fixa passam a ter maior atratividade com resgate depois de dois anos - nestes casos a taxa de administração pode ser até de 1,5% ao ano.

A projeção leva em conta o fato de que as aplicações em fundos resgatadas em até seis meses têm de pagar Imposto de Renda (IR) de 22,50%. Para aquelas que têm de ser resgatadas entre seis meses e um ano, o IR é de 20%. Para as aplicações com prazo entre um ano e dois anos o IR é de 17,50 e para as aplicações com prazo de resgate acima de dois anos o IR é de 15%. Para os rendimentos na poupança não há cobrança de Imposto de Renda.