ASSINE
search button

Banco Mundial avalia impactos da TV digital no Nordeste brasileiro     

Compartilhar

Pesquisadores do Banco Mundial estão avaliando os impactos da TV digital em três bairros de baixa-renda na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

O projeto-piloto de um canal interativo de televisão é da estatal Empresa Brasil de Comunicação, EBC. Em dezembro, o serviço de TV digital foi disponibilizado para 100 famílias locais, todas atendidas pelo programa Brasil sem Miséria.

Empregos

Segundo o Banco Mundial, o sistema permite acesso a vários serviços públicos, como informações sobre planos de saúde, trabalhos, finanças e oportunidades de treinamento – tudo a um toque do controle remoto.

O conteúdo é transmitido via satélite para antenas locais, que enviam os sinais digitais aos aparelhos instalados nas casas das famílias. A EBC afirma que a tecnologia permite ao usuário interagir com o conteúdo como se ele estivesse online, mesmo quando não há conexão de banda larga no local.

Custos

O Banco Mundial destaca que 97% das residências brasileiras têm pelo menos um aparelho de TV. De acordo com o órgão, a plataforma "Brasil 4D" custa ao governo R$10 por família, por ano, e permite ao usuário checar o saldo bancário e até marcar consultas médicas.

O resultado final da pesquisa do órgão será divulgado em julho. A meta do Banco Mundial é ajudar o governo a implementar a plataforma digital, que irá transmitir conteúdo interativo aos canais públicos de televisão do Brasil.