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Brasil Brau cresce 50% e traz novidades na edição de 2013

XI edição da mais completa feira de cervejas especiais vai de 25 a 27 de junho em SP

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Com um crescimento de 50% no número de expositores em relação à edição de 2011, a mais completa feira do segmento de cervejas especiais, Brasil Brau – XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, será realizada de 25 a 27 de junho, em uma área de 6.000m², no Transamerica Expo Center (São Paulo). O evento chega a 2013 com grandes novidades: o lançamento do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, dividido em quatro categorias; e os novos horários, acessos e espaços diferenciados tanto para o Degusta Beer, quanto para a visitação à Feira de Tecnologia e a participação no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira.

Considerado o principal e mais abrangente evento do setor realizado no país, a Brasil Brau incorpora toda a cadeia produtiva, contando com a participação de representantes da indústria e do mercado cervejeiro. O formato, idealizado há onze edições, atrai desde os produtores de matérias-primas, equipamentos, prestadores de serviços, mestres cervejeiros e uma grande variedade de rótulos nacionais e importados, além de compradores e consumidores. Ao lado da exposição do que há de melhor e mais moderno na indústria brasileira e mundial, a Brasil Brau promove um ambiente de negócios, de disseminação de novidades, de degustação e confraternização, com a participação de público qualificado.

Público qualificado

Mais de 40 cervejarias e microcervejarias apresentarão seus lançamentos e destaques entre 130 marcas de cervejas especiais, que deverão atrair um fluxo de visitantes 60% superior ao de 2011, quando o espaço de degustação foi aberto ao público pela primeira vez. Promovida pela Fagga I GL events Exhibitions, é realizada a cada dois anos pela Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte (Cobracem), com a chancela do Sindicerv, Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), VLB, Doemens e apoio institucional do Senai e Nadir Figueiredo. Entre os 5.000 visitantes da última edição, 41% foram ao evento para estabelecer novas relações comerciais, 32% buscavam conhecer novos produtos e serviços e 11% procuravam novos fornecedores.

Expositores

Entre os expositores de destaque do Degusta Beer nesta edição está a gigante AMBEV, que retorna ao evento com suas cervejas Bohemia Premium. Entre as 130 marcas expositoras, as brasileiras especiais estarão representadas por rótulos da Abadessa, Amazon Bier, Armazém do Nono, Baden Baden, Bamberg, Chop do Fritz, Colorado, Devassa, Dortmund, Eisenbahn, Falke Bier, Karavelle, Magnus, além de importadoras como Bier & Wein, Lorch e Tarantino, entre outras.

Na Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, que apresentará equipamentos, tecnologias, matérias-primas e consultoria para o setor, estarão presentes empresas estrangeiras como Puremalt, Anton Paar, John I. Haas, DSI, Dupont, FlavorActiV, GEA, GlobalFood, Hopunion, Kaspar Schulz, além das nacionais Chopeiras Memo, Kleper Weber Tecnologia, Prominent, Vinox Tecnologia, entre outras. 

Prêmio

O objetivo do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, segundo Victor Montenegro, Diretor de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, é incentivar a profissionalização da gestão do negócio de cervejas especiais, em médio e longo prazo. Qualquer empresa do setor, desde que registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pode concorrer em uma das quatro categorias: Rótulo e Design de Embalagem, Comunicação da Cultura Cervejeira, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas de 6 a 31 de maio, pelo site do evento, e custa R$ 200,00 por ‘case’. Expositores têm desconto de 50% no valor da inscrição.

Um lançamento importante para estimular ainda mais o setor, o Prêmio contará com quatro jurados fixos e mais um especialista por categoria, ou seja, cinco jurados por categoria. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria. O anúncio dos vencedores e a premiação acontecerão ao longo do Degusta Beer.

A Brasil Brau firmou uma parceria com a Drinktec, uma das maiores feiras mundiais de bebidas, que acontece de 16 a 20 de setembro, em Munique (Alemanha). A diretora do grupo realizador do evento, Petra Westphal, será uma das juradas do Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja.

Divisão de espaços e horários

Para proporcionar um ambiente exclusivo, com maior privacidade para a realização de negócios, os organizadores da Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja projetaram uma entrada específica para a área de exposição, que passará a funcionar das 13h às 20h. No espaço será possível encontrar fornecedores de equipamentos, insumos, copos, tulipas e bolachas, além de empresas de consultoria, livrarias especializadas e cursos técnicos. Inovações tecnológicas e soluções sustentáveis também serão apresentadas.

Congresso

Este ano o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira teve sua programação ampliada, será realizado em horário integral e reunirá especialistas de cinco países, entre eles Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Itália. Pela manhã, serão apresentadas as palestras com temas ligados à ciência e tecnologia. Na parte da tarde os temas serão focados nas tendências do mercado, comunicação e gastronomia. Durante esse período da programação, chefs de cozinha convidados prepararão pratos e darão dicas de harmonização.

Os participantes do Congresso têm acesso gratuito aos demais espaços da Brasil Brau. Entre os destaques da programação, estão quatro palestrantes americanos. Eles fazem parte da delegação que representa a Brewers Association (BA), convidada pela Importadora Tarantino a participar do evento. A Tarantino também trará um contêiner de cervejas americanas inéditas no mercado brasileiro e promoverá um campeonato de cerveja lupulada no stand da BA. Será uma oportunidade única para o degustador brasileiro ter contato com esses rótulos, no país.

Temas abordados

Entre as palestras internacionais, destacam-se: a “História de estilos de cerveja da Alemanha” (Alemanha), a “Importância da inovação em estilos” (EUA) e o “Mercado de cervejas da Itália” (Itália). Já os palestrantes nacionais abordarão temas como Design de rótulos, harmonização

entre cervejas e queijos, cerveja na panela, cerveja na coquetelaria, cerveja e chocolates, conceitos de harmonização, cerveja à mesa (Bares, Empórios e Afins) e cerveja para amantes de vinho.

Degusta Beer

Pelo segundo ano consecutivo, o Degusta Beer, um espaço de convivência e degustação, será aberto ao público, das 15h às 22h – o acesso ao evento é encerrado às 21h. O ingresso, que pode ser adquirido antecipadamente pelo site do evento, custa R$ 40,00 para um único dia de visita, R$ 70,00 para dois dias e R$ 90,00 para os três dias. Profissionais do setor, desde que comprovem, têm entrada franca. O apreciador de cervejas especiais terá opção de experimentar os rótulos em copo de vidro personalizado da Brasil Brau, fornecido gratuitamente. As doses serão de 50ml ou 60ml, a preços que variam dependendo da cerveja. Pontos para enxágue dos copos estarão espalhados pelo evento.

É com muita criatividade que o produtor brasileiro enfrenta a tradição das cervejas belgas no mercado. Sabores inusitados como das frutas amazônicas; notas de café, mel, chocolate, e processos que tornam a bebida quase um espumante, envasada em garrafa de champagne, continuam garantindo ao público apreciador muitas novidades gustativas. A irreverência surpreende e agrada ao paladar nacional e internacional!

Promoções

Nos dois fins de semana que antecedem ao evento, blitz serão realizadas em bares de São Paulo para distribuição de convites com 50% de desconto. As promoções também vão invadir as redes sociais, Facebook e Twitter, com sorteio de convites, cervejas e kits.

Números do setor                                                             

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja, com uma produção de 12,4 bilhões de litros produzidos em 2011. O público-alvo do setor tem idades que variam de 20 a 35 anos, sendo 56% do sexo masculino. O mercado de cervejas especiais vem mantendo uma média de crescimento de 15% nos últimos anos. Este consumidor, de perfil diferenciado, possui estabilidade financeira e experiência de degustação de cervejas de rótulos internacionais.

De acordo com dados da Cervbrasil - Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, que reúne as quatro maiores fabricantes do Brasil (Ambev, Brasil Kirin, Heiniken e Petrópolis), o setor gera 1,7 milhão de empregos diretos e indiretos e paga, em média, mais de R$ 16 bilhões em salários. Produz cerca de 13 bilhões de litros/ano, atendendo mais de 1 milhão de pontos de vendas em todo País e possui um parque industrial com mais de 50 fábricas.

O segmento está distribuído em uma ampla cadeia estratégica  que começa no agronegócio, passa pelas indústrias de bens de capital (máquinas e equipamentos) e de transformação (embalagens), pela construção civil, pela cadeia logística e varejo.

De acordo com um levantamento da empresa de pesquisas Mintel, divulgado no final de 2012, o volume de vendas de cervejas “premium” — como são chamados os rótulos de marcas

estrangeiras ou artesanais — aumentou 18% no Brasil no ano passado, em relação a 2010. A taxa de consumo de cerveja por habitante no Brasil (67,4 litros) equivale à de grandes mercados, como os Estados Unidos (75 litros) e o Reino Unido (64,7 litros).

O setor reúne 200 microcervejarias e responde por 5% do faturamento total do segmento, estimado em R$ 39,6 bilhões em 2012. Com crescimento anual quatro vezes superior ao do mercado de cervejas tradicionais, as cervejas especiais almejam conquistar 10% do mercado já este ano e 20% da preferência até 2015. Os números do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) comprovam o movimento das cervejarias especiais rumo à conquista do mercado: 31 novos produtores solicitaram registro em 2012, o maior contingente de pedidos dos últimos 30 anos. Essa conquista de espaço nas prateleiras também é verificada no varejo, pelo setor de compras do supermercado carioca Zona Sul, no qual as cervejas premium já ocupam 50% do espaço destinado a esse tipo de bebida.