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Dia das mães cria expectativa de alta nas vendas 

Crescimento deve ser de 8% no Rio de Janeiro e de 6% no país

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Setores do comércio carioca esperam crescimento acima do ano passado para as vendas de dia das mães. Segundo dados da pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), as vendas devem crescer 8% este ano. Fatores como expansão de crédito, aumento de renda e até a diminuição da violência ajudam a explicar a previsão otimista.

A pesquisa da CDLRio consultou 500 empresas dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, telefonia celular e CD. Para Aldo Gonçalves, presidente da instituição, a estabilidade da situação econômica, a aproximação dos mega eventos e a melhoria da segurança da cidade impulsionam o aumento das vendas:

“O Rio continua vivendo um bom momento, por uma série de razões, principalmente pela melhoria da segurança. Temos tido alguns pequenos incidentes, mas bem pontuais. Olhando de uma forma global, vemos que as coisas estão melhorando. A diminuição da violência estimula a autoestima do carioca, quando as pessoas estão mais seguras ficam mais felizes e se sentem melhores para sair de casa e fazer suas compras”, explicou Aldo Gonçalves em matéria para o site da CDLRio.

A mesma pesquisa mostra que as promoções ainda são os principais artifícios usados pelos lojistas para melhorar o desempenho durante a data festiva. Sessenta por cento dos entrevistados optam pela oferta de promoções, enquanto 35% investem nas propagandas. O aumento no estoque das lojas, que frequentemente ocorre para o dia das mães, se repetiu para 2013. Diante do aquecimento pontual do mercado, cerca de 5.000 empregados temporários deverão ser contratados.

A Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), que faz uma análise nacional, estima um aumento em cerca de 6% em comparação com o mesmo período no ano passado. Apesar de um pouco menor que a CDLRio, a expectativa ainda é otimista para os padrões econômicos brasileiros:

“A expansão do crédito e o aumento da renda favorecem esse crescimento, mesmo num quadro econômico onde a propensão a comprar neste ano está menor do que em 2012.”, divulgou a Alshop em nota.

Com desoneração, vendas de celulares podem crescer

Segundo dados da associação, os produtos mais vendidos nos dias das mães são respectivamente: vestuário feminino, calçados, bolsas e acessórios, perfumes e cosméticos, eletrônicos e celulares. No entanto, é esperado que o setor de celulares, liderado pelos smartphones, ganhe mais posições nas preferências desse ano.

Há cerca de um mês, o governo federal anunciou desoneração tributária sobre a venda dos celulares inteligentes (smartphones) produzidos no Brasil, que custam até R$ 1.500. Com a medida, a alíquota de PIS e Cofins foi reduzida a zero, provocando a redução nos preços destes celulares. Assim, comerciantes aproveitam a alta da oferta para impulsionar ainda mais as vendas na data festiva.

Preocupação com juros

Além dos lojitas, os consumidores também precisam analisar a conjuntura econômica para realizarem as compras. O crescimento da inflação no início do ano, seguido pelo aumento da taxa básica de juros (SELIC), podem influenciar no comportamento dos consumidores. Para economistas da Serasa Experian, as pessoas deveriam optar por pagamentos em curto prazo, pois, com a alta dos juros, o risco de descontrole e inadimplência se torna maior.

*Do projeto de estágio do Jornal do Brasil