ASSINE
search button

Petróleo fecha com fortes perdas em NY, a US$ 92,16 o barril

A baixa foi influenciada pela crise no Chipre

Compartilhar

Os preços dos contratos futuros do petróleo fecharam nesta terça-feira com fortes perdas em Nova York, influenciados pelos temores dos investidores de que a crise no Chipre implique uma queda da demanda energética na Europa e pela valorização do dólar frente ao euro.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em abril caiu 1,58 dólar a 92,16 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).Em Londres, o barril de petróleo de Brent do Mar do Norte com entrega em maio fechou em 107,45 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), registrou uma redução de 2,06 dólares em relação a segunda-feira e a seu nível mais baixo em três meses.

"A crise no Chipre influi sobre o mercado, que se questiona sobre quais serão suas consequências nas economias de outros países europeus e na demanda energética", explicou o analista Andy Lipow.As autoridades europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegaram no sábado a um acordo com Chipre para fornecer um resgate financeiro à ilha, em troca da criação de um imposto sobre os depósitos bancários pelo governo do país.

No entanto, nesta terça-feira o Parlamento cipriota recusou essa impopular decisão, o que gera temores de que o país caia em um default.Esta situação também afetou o euro, que caiu frente ao dólar, tocando sua mínima desde o final de novembro, prejudicando a compra de ativos cotados em dólares.

O preço do barril ainda caiu frente à perspectiva de uma abundância da oferta mundial de petróleo."A produção de petróleo no Mar do Norte situa-se numa alta de 10 meses e o petróleo do Sudão do Sul ainda deverá voltar ao mercado", explicou Kilduff.

O mercado também se posicionou diante da expectativa de que o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) anuncie uma nova alta das reservas de petróleo na quarta-feira.