ASSINE
search button

Queda do presidente fez ações da Oi perderem 15% do valor de mercado

Compartilhar

Após uma leve recuperação no pregão de quarta-feira (23), as ações da Oi voltaram a cair, repetindo o movimento que acontece desde o começo da semana. Nesta quinta, os papéis da empresa recuaram em 4,76%. O motivo ainda é a troca na presidência, como dizem analistas no mercado. Com isto, o tombo no preço dos papéis acumula 15% apenas nos últimos quatro dias.

Na terça (22), foi anunciada a substituição de Francisco Valim para José Mauro Mettrau Carneiro Cunhado no comando da empresa. Há medo de que a troca tenha sido motivada por "algum problema que possa vir no balanço" anual da Oi, afirmou um dos economistas consultados pelo Jornal do Brasil.

A queda no preço dos papéis começou na segunda-feira à tarde, quando surgiram os rumores da substituição do presidente da empresa. Nestes quatro dias o tombo totalizou 15%. Nos últimos sete dias, a queda é de 13,2%. No mês ela fica em apenas 4,33%.

Em relatório, a Ágora Corretora já havia destacado como a notícia podia ser prejudicial para a companhia. "Vemos a saída do Valim como negativa tendo em vista sua posição de destaque no plano de reestruturação da Oi, ajudando a empresa a recuperar a confiança dos investidores", como mostrou o site InfoMoney.

A agência de classificação de risco Moody's também afirmou que a demissão do presidente aumenta os níveis de incertezas sobre o potencial de crescimento e as mudanças de estratégia. 

Os dados referentes ao ano de 2012 serão divulgados apenas no dia 18 de fevereiro. Porém, para acalmar o ânimo dos acionistas e assistindo suas ações despencarem - na terça, o recuo foi de mais de 7% - a empresa divulgou os dados com o pré-balanço anual antecipadamente.  O documento mostrou resultados compatíveis com o planejamento da empresa.

Porém, a performance da Oi na Bovespa não deixa dúvidas: o trauma nos acionistas foi maior que esperado pela empresa.