ASSINE
search button

Parlamento grego aprova pacote de aumento de impostos

Compartilhar

O Parlamento grego aprovou uma série de medidas impopulares relativas a aumentos de impostos, em uma reunião extraordinária na madrugada deste sábado. O governo do país busca novas receitas para alinhar seus compromissos com credores internacionais. As informações são da BBC.

A maior taxa estipulada é de 42%, para gregos que recebem mais de 42 mil euros (cerca de R$ 113 mil). Os impostos a empresas que atuam no país também aumentarão e até trabalhadores rurais de poucos lucros serão afetados com maiores tributos.

Desde maio de 2010, a Grécia recebe empréstimos de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O Partido Conservador já havia se posicionado recentemente defendendo o aumento dos impostos, que podem representar até 2,3 bilhões de euros (cerca de R$ 6,5 bilhões) para o governo.

"Nós não somos a favor de mais impostos. Mas a atual situação obriga o país a tomar medidas", declarou o ministro das Finanças, Giorgos Mavraganis.

As mudanças são parte de um pacote aprovado em novembro, que visa qualificar a Grécia para fundos de resgate futuros. A oposição, no entanto, defende que a austeridade"vai demolir um país de classe média forte", podendo levar muitos gregos à miséria.