ASSINE
search button

Banco Central regulamenta cadastro de bom pagador

Compartilhar

Após reunião do Conselho Monetário Nacional, na tarde desta quinta-feira, o Banco Central (BC)publicou resolução que regulamenta o cadastro positivo, que reúne dados dos bons pagadores com o objetivo de oferecer melhores juros e condições de pagamentos a esses consumidores que quitam em dia suas dívidas.

As instituições financeiras autorizadas pelo BC a funcionar devem encaminhar informações sobre o histórico de seus clientes, principalmente em relação ao pagamento e tomada de empréstimos. Os dados vão compor os bancos de dados dos bons pagadores nas instituições operadoras - nos mesmos moldes dos registros de proteção ao crédito.

Essas informações, no entanto, só podem formar o cadastro positivo mediante autorização expressa do cliente. O correntista que autorizar um banco a ceder seus dados para o cadastro positivo estará autorizando automaticamente o envio de suas informações constantes em todas as instituições onde possuir conta ou contrato.

Entre as informações que podem ser repassadas, estão a data da concessão do empréstimo ou financiamento, ou da assunção da obrigação ou compromisso de pagamento; o valor original total do empréstimo ou financiamento concedido, ou da obrigação ou compromisso assumido; os valores das prestações de empréstimo ou financiamento, ou das parcelas das obrigações ou compromissos, indicadas as datas de vencimento; e os valores pagos, mesmo que parciais, das prestações de empréstimo ou financiamento, ou das parcelas das obrigações ou compromissos, indicadas as datas de pagamento.