ASSINE
search button

Maria da Conceição Tavares: EUA a caminho do "subdesenvolvimento social"

Vencedor das eleições terá que lidar com os altos níveis de pobreza e desigualdade

Compartilhar

Os Estados Unidos estão caminhando para o subdesenvolvimento social quando se analisam os índices de pobreza e desigualdade de renda do país, diz Maria da Conceição Tavares, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das economistas mais conceituadas do Brasil.

Para ela, a vitória do republicano pode piorar "ainda mais" a situação. "Os problemas financeiros do país continuam pendentes desde a crise de 2009" e estão longe de serem resolvidos", afirmou. A economista não acredita, porém, que o país deixará de ser uma potência econômica global. 

Os números confirmam as suas afirmações. Segundo dados do governo dos EUA, pelo menos 47 milhões de americanos vivem abaixo da linha de pobreza e os 1% mais ricos detêm perto de 25% da renda e 40% da riqueza nacional. Tais índices são um dos desafios a serem enfrentados pelo vencedor das eleições dos EUA, que acontece nesta terça-feira (6), entre Barack Obama e Mitt Romney.

"Os Estados Unidos ainda são a principal economia do mundo, mas não tem mais o papel hegemônico, não conseguem mais ditar as regras do capitalismo mundial", afirmou durante o seminário "Sul/Sul da Perspectiva Estratégica Brasileira", no Rio de Janeiro. 

Maria da Conceição reafirmou no entanto, que assim como a China, o desenvolvimento social e a potencialidade econômica não caminham necessariamente juntos. "A China já é uma potência econômica, mas a sua distribuição de renda é uma piada", concluiu.