ASSINE
search button

Vendas do comércio do Rio cresceram pelo nono mês consecutivo em setembro

Compartilhar

As vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro cresceram 6,7% em setembro em comparação com o mesmo mês de 2011, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que abrange cerca de 750 estabelecimentos comerciais da cidade. É o nono mês consecutivo do ano de resultado positivo nas vendas. No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro) houve um aumento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa mostra que os indicadores do mês de setembro foram puxados principalmente pelo crescimento de 7,1% nas vendas do Ramo Duro (Eletrodomésticos, Joias, Móveis e Óticas) e de 5,1% do Ramo Mole (Confecções e Moda Infantil, Calçados e Tecidos). A modalidade de pagamento mais utilizada pelos clientes foi à venda a vista com mais 7%, seguida da venda a prazo com mais 6,6%.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, diz que o desempenho das vendas em setembro surpreendeu. “É um mês imprensado pelo Dia dos Pais, em agosto, e o Dia Das Crianças, em outubro, duas das grandes datas comemorativas para o comércio”, explica Aldo.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Norte venderam mais 7,6%, as da Zona Sul mais 7,1% e as do Centro menos 4,8%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Sul faturaram mais 8,0%, as da Zona Norte mais 7% e as do Centro mais 6,2%.

Serviço de Proteção ao Crédito

A pesquisa mostra também que as dívidas quitadas no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceram 15,4% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDLRio - Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro.

Foi o maior índice de aumento registrado nos nove meses do ano, indicando que os consumidores se prepararam para comprar no Dia das Crianças, no próximo dia 12 de outubro. No acumulado dos nove meses do ano (janeiro/setembro) houve um aumentou 6,6% em comparação com o mesmo período de 2011. Em relação ao mês anterior (agosto) o crescimento foi de 10,9%.

As consultas diminuíram 0,2% e a inadimplência aumentou 1,8% em setembro em comparação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado (janeiro/setembro) ante o mesmo período de 2011, as consultas e a inadimplência aumentaram, respectivamente, 3,1% e 2,3%. Em comparação ao mês anterior (agosto) as consultas caíram 14,4% e a inadimplência cresceu 1,3%.

Cheque

Segundo o registro de cadastro do LIG Cheque no mês de setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, as consultas diminuíram 9,7% e a inadimplência e as dívidas quitadas aumentaram 1,7% e 5,2%. No acumulado de janeiro a setembro desse ano em relação ao mesmo período de 2011, as consultas caíram 24,4% e a inadimplência e a dívida quitada aumentaram 1,6% e 4,8% e em comparação com o mês anterior (agosto) as consultas e a inadimplência diminuíram, respectivamente, 24,4% e 4,1% e as dívidas quitadas aumentaram 3,8%.