ASSINE
search button

Queda nos juros deve facilitar compra de imóvel em 2013

Compartilhar

O Banco Central anunciou ontem (10/10) a redução em 0,25 ponto percentual da taxa Selic e cravou em 7,25% a taxa de juro. Apesar da decisão não ter sido unânime, a medida busca garantir a queda da inflação. O reflexo dessa redução no mercado imobiliário não será sentido, na avaliação de Alexandre Lafer, CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora.

“A esperada queda de 0,25 ponto percentual na Selic ainda não terá impacto direto no crédito imobiliário a curto prazo. Como os bancos ainda possuem o estoque da poupança “antiga”, que remunera TR mais 0,5% ao mês, o efeito da queda na taxa de juro só deve começar a ser sentido apenas em 2013 para os compradores de imóveis, momento em que o custo dos empréstimos deve diminuir para os bancos, refletindo a queda da Selic”.

Frankel completa explicando que a queda da Selic vem barateando o crédito via mercado de capitais cada vez mais, facilitando a vida dos incorporadores, que podem assim repassar esse “desconto” ao comprador final, favorecendo um novo ciclo de crescimento. "Os investidores que encontram aplicações com rendimentos que chegam a perder para a inflação ficam obrigados a buscar alternativas mais rentáveis como ações e imóveis”. A reunião de ontem do Copom deu sinais claros de que a tendência de queda tende a estacionar a partir de agora.