ASSINE
search button

United Airlines é destaque negativo em ranking da ANAC 

Companhia não prevê aumentar operações no país no futuro imediato

Compartilhar

Após a fusão com a Continetal Airlines, em 2010, a United Airlines é atualmente a maior companhia aérea do mundo. No Brasil, ela faz 20 anos de atuação neste mês e comemora o aumento da demanda. Contudo, os serviços da empresa, segundo ranking popular da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estão entre os piores no país. 

Embora a empresa seja um gigante do setor e atue em todo o mundo, chama a atenção a posição da United, e da Continental, no ranking do Espaço Passageiro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no qual os próprios passageiros avaliam os serviços da empresa em diversos quesitos. De 40 companhias que compõem a lista, a United está na 38ª colocação, e a Continental é a última, na 40ª.

A companhia reconheceu que “está muito focada em melhorar sua confiabilidade e seu serviço”. Segundo ela, resultados positivos já estão começando a ser percebidos. “Nossos clientes terão uma melhor experiência voando pela United de agora em diante”, disse em nota a empresa. 

Empresa não expandirá operações no Brasil

Segundo John Slater, vice-presidente de vendas da United para a América Latina, o Brasil é um "vencedor" e contribui com parte significativa da receita da empresa na região. Em janeiro de 2013, por conta da demanda, a empresa aumentará a capacidade de passageiros nos voos para Houston, destino corporativo de acordo com Slater, mas que serve como "portão de entrada" para os Estados Unidos. 

Apesar do bom resultado e do vertiginoso crescimento de brasilerios que viajam ao exterior, o executivo afirmou que a empresa não tem planos de novas rotas aéreas no futuro imediato. "Não crescemos só para crescer. Fazemos questão que cada mercado se sustente. Nossas operações no Brasil têm sido constantemente lucrativas. A única coisa que mudará é a rota de Houston, que aumentará a capacidade em 10% e a capacidade de negócios em 40%", revelou.

Slater esteve no Brasil em setembro e conversou com exclusividade com o Jornal do Brasil sobre as operações a companhia no país e no mundo. Confira a entrevista.

TAM e Gol

No mesmo ranking, a TAM, maior operadora brasileira, ocupa, em rotas domésticas, o 14° lugar, e nas rotas internacionais, a 35ª posição. Para a empresa, o ranking popular da ANAC é um espaço democrático para o público expressar sua opinião sobre as empresas do setor, mas destacou que se trata de uma “enquete, e não de pesquisa setorial com metodologias comprovadas”.

Já a Gol, segunda maior companhia do país, que acumulou prejuízo de R$ 756,5 milhões no primeiro semestre deste ano, ocupou a 6ª posição do ranking nos voos domésticos e a 14ª nos voos internacionais. Procurada pelo JB, a empresa não comentou a colocação.