ASSINE
search button

Mantega: pior fase de desaceleração já passou

Compartilhar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comentou nesta sexta-feira os dados divulgados pelo IBGE sobre o PIB brasileiro e disse que a economia mostra recuperação. “Passamos a pior fase de desaceleração, que ficou concentrada no primeiro trimestre, e a economia está acelerando gradualmente”, afirmou.

Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto teve crescimento de 0,4% no segundo trimestre, o melhor desempenho desde o segundo trimestre de 2011, quando a expansão foi de 0,6%.

“O desempenho da economia já é bem melhor. É um número que estamos olhando no retrovisor. De qualquer forma é um resultado bom. Não é excepcional, mas é o prenúncio de resultados melhores que virão no segundo semestre”, avaliou o ministro.

Mantega explicou que o resultado do PIB no segundo trimestre foi fortemente influenciado pela crise internacional, que puxou para baixo o crescimento da União Europeia e de vários países. Ele acredita que a crise internacional está retardando o resultado de medidas de estímulo adotadas pelo governo, como a redução da taxa de juros.

O ministro da Fazenda também acha que os investimentos voltarão a crescer. “O investimento demora mais a reagir do que as outras variáveis porque depende de visão de longo prazo”, concluiu.