ASSINE
search button

Ata do Copom sinaliza novo corte na taxa de juros

Autoridade monetária também projeta crescimento maior do PIB no segundo semestre

Compartilhar

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta quinta-feira, sinaliza que o processo de corte da taxa de juros juros, iniciado em agosto do ano passado, deverá ter prosseguimento em agosto.

"O Copom entende que, dados os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, qualquer movimento de flexibilização monetária adicional deve ser conduzido com parcimônia", informou a instituição.

O mercado financeiro espera que a autoridade monetária continue reduzindo os juros em agosto, quando a taxa deverá recuar de 8% para 7,5% ao ano.


Cenário externo e atividade econômica

O Copom avalia que os cortes de juros demoram de seis meses a um ano para terem impacto na economia, e informa que espera um crescimento maior do PIB brasileiro no segundo semestre de 2012.

"A recuperação da atividade econômica doméstica tem se materializado de forma bastante gradual", diz. Por outro lado, acrescenta que o cenário central contempla ritmo de atividade mais intenso neste semestre.

Já para a inflação, a autoridade monetária prevê a meta central de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

O Copom tem argumentado que a crise financeira internacional possui "viés desinflacionário" e que, por isso, tem sido possível reduzir a taxa básica de juros sem comprometer o controle da inflação.