ASSINE
search button

Presidente do BC alemão quer mais reformas na Espanha 

Compartilhar

O presidente do Banco Central da Alemanha, Jens Weidmann, elogiou o acordo dos ministros de finanças da Zona do Euro para empréstimo de até 100 bilhões de euros à Espanha, mergulhada em severa crise econômica. Contudo, segundo a agência de notícias Reuters, o executivo afirmou que o governo espanhol precisa continuar promovendo reformas econômicas. 

"É importante que a Espanha use os instrumentos que foram disponibilizados", disse Weidmann à rede de TV alemã ARD, em entrevista neste domingo (11). "Eu tenho fé no governo espanhol, que já implementou amplas reformas estruturais no mercado de trabalho, mas que tem que seguir neste caminho", acrescentou. 

A Espanha se tornou no sábado o quarto país da zona do euro a buscar auxílio internacional durante a crise de dívida que atinge a zona do euro.

Rajoy

Também neste domingo, o presidente espanhol, Mariano Rajoy, garantiu que se o Executivo não tivesse adotado reformas nos últimos cinco meses, a Espanha teria sofrido uma intervenção, como ocorreu com a Grécia, Portugal e Irlanda.

Em sua primeira entrevista coletiva após o anúncio do Zona do Euro de conceder uma ajuda para recapitalizar o sistema bancário espanhol, Rajoy disse que o acordo obtido mostra que a Espanha ganhou credibilidade junto a seus parceiros da União Europeia e às instituições financeiras internacionais.