ASSINE
search button

Atividade econômica sobe no primeiro trimestre, diz Serasa Experian 

Compartilhar

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica registrou avanço de 0,5% em março/12 com relação a fevereiro/12, já efetuados os devidos ajustes sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 1,7% da atividade econômica e no acumulado do primeiro trimestre do ano, o crescimento face ao mesmo período de 2011 foi de 2,0%.

Com este resultado, houve expansão de 0,8% do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica no primeiro trimestre de 2012 perante o quarto trimestre de 2011, já descontados os fatores sazonais, sinalizando mais um trimestre de expansão da economia brasileira num ritmo inferior a 1% no trimestre, algo que vem ocorrendo desde o primeiro trimestre do ano passado.

Apesar de ter avançado em 1,9% em março, os investimentos (formação bruta de capital fixo) encerraram o primeiro trimestre com queda de 4,1% sobre o último trimestre do ano passado. Foi o item que mais negativamente pesou sobre a atividade econômica neste início de 2012. As turbulências e as incertezas oriundas do cenário externo e a alta do dólar reduziram o ímpeto dos empresários em expandir seus investimentos durante o primeiro trimestre do ano. Também o setor externo – com as exportações recuando 1,5% e as importações crescendo 0,7% perante o quarto trimestre de 2011 –, exerceu pressão negativa sobre o avanço da atividade econômica ao longo dos três primeiros meses deste ano.

A atividade econômica só não cresceu menos neste primeiro trimestre de 2012 porque o consumo, tanto das famílias quanto do governo, conferiu alguma sustentação: o primeiro cresceu 1,6% e o segundo 1,1% quando comparados com os últimos três meses do ano passado.

Do ponto de vista da oferta agregada, a indústria melhorou o seu desempenho nos meses de fevereiro (0,7%) e março de 2012 (0,4%) mas foi insuficiente para compensar o tombo de janeiro (-1,5%) e, por isto, encerrou o trimestre com queda de 0,5% perante o último trimestre de 2011. Também o setor agropecuário, em que pese a alta de 0,5% observada em março, terminou o primeiro trimestre de 2012 com queda de 0,4% frente ao quarto trimestre de 2011. Somente o setor de serviços conseguiu exibir desempenho positivo nos três meses iniciais de 2012, encerrando este período com expansão de 1,2% frente aos últimos três meses do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o agravamento da crise financeira internacional impactou a atividade econômica neste início de ano através da diminuição dos investimentos e da retração das exportações de bens e serviços. Também o conturbado quadro internacional contribuiu para determinar um baixo desempenho do setor industrial, mais exposto às turbulências externas do que o setor de serviços, por exemplo. Todavia, apesar destas dificuldades, a evolução da atividade econômica neste primeiro trimestre de 2012 foi ligeiramente superior à verificada nos últimos dois trimestres de 2011.