ASSINE
search button

Brasil tem mais de 14 milhões de famílias superendividadas  

Compartilhar

Quase um quarto das famílias brasileiras se endividou mais do que deveria e foi obrigado a reduzir o padrão de vida ou a ficar inadimplente. É o que mostra um estudo com base na Pesquisa de Orçamento das Famílias (POF) do IBGE. Segundo o levantamento, 14,1 milhões de famílias comprometeram mais de 30% da renda mensal com dívidas. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.

A marca ultrapassa o limite considerado saudável para o endividamento, pois 70% do orçamento vai para despesas básicas, como comida, habitação ou saúde. A maior parte das famílias superendividadas está na fatia menos favorecida da população: 5,8 milhões na classe C e 6,6 milhões nas classes D e E. Apesar disso, o estudo mostra que, na média, o brasileiro comprometeu 26,2% da renda mensal com dívidas. Resultado ainda superior à média de 22% estimada pelo Banco Central, porque inclui despesas como crediário de loja sem parceria com banco e gasto à vista no cartão de crédito.

Spread Bancário

A inadimplência é apontada pela Federação Nacional dos Bancos(Febraban) como um dos principais fatores que fazem com o que o Spread Bancário brasileiro seja um dos maiores do planeta. O economista José Oreiro, professor da Universidade de Brasília (UnB), contraria esta posição. Segundo ele, a relação é inversa: são as altas taxas que acabam atraindo os "maus pagadores", normalmente, investidores que apostam em negócios mais arriscados.

"Os investidores que buscam esta linha de financiamento normalmente estão apostando em negócios arriscados que, caso funcionem, dão alto lucro, que é a única forma de arcar com o valor exagerado dos juros. Os bons pagadores procuram outras formas de financiamento", explica.

O economista Paulo Gala, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) destaca que os bancos brasileiros têm lucro atípico, muito maior do que os internacionais.

"O governo está correto, é preciso estimular esse corte. Um banco toma emprestado e 9% e empresta a 40% o lucro por operação é muito alto, era melhor que invertessem a escala, aumentando o crédito e lucrando através disto", analisa. 

O Spread bancário é a diferença entre a remuneração que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar o mesmo dinheiro. 

Com Portal Terra