ASSINE
search button

Espanha entra na segunda recessão em três anos

Compartilhar

O Banco da Espanha disse nesta segunda-feira que o PIB acentuou sua queda no primeiro trimestre do ano, com um retrocesso de 0,4% em relação ao último trimestre de 2011, quando havia baixado 0,3%, o que confirma a volta da Espanha à recessão.

"Segundo uma informação disponível, ainda incompleta, estima-se que o PIB se contraiu (no primeiro trimestre) em uma magnitude levemente superior à do quarto trimestre do ano passado, com uma taxa de variação intertrimestral de -0,4%", escreve em seu boletim econômico mensal o banco central espanhol. Suas previsões são geralmente confirmadas por dados oficiais.

Estes dados serão conhecidos, em sua versão provisória, na próxima segunda-feira.

Dois trimestres de contração do PIB significam a entrada de um país em recessão, da qual a Espanha havia saído no início de 2010.

"A economia espanhola inicia 2012 em situação de recaída", ressaltou o Banco da Espanha, considerando que "a evolução da economia espanhola nos próximos trimestres está sujeita à incerteza e a certos riscos à queda, relacionados com as possíveis vicissitudes da crise da dívida soberana" na Eurozona.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, no primeiro trimestre o PIB caiu 0,5%, colocando fim a sete trimestres consecutivos de altas e ilustra o agravamento da situação econômica da Espanha.

Após um crescimento fraco, de 0,7% em 2011, o governo prevê um retrocesso de 1,7% do PIB no conjunto de 2012.